Pauta que já era discutida pelo parlamento europeu tem aprovação final; Apple é a principal fabricante impactada com nova legislação.
Desde o iPhone 5 a Apple vem utilizando um padrão nos seus smartphones em relação ao carregamento dos aparelhos. A entrada Lightning se tornou uma constante em todos os lançamentos ano a ano de seus smartphones. Porém, uma nova Lei estabelecida na União Europeia fará com que os novos projetos sejam alterados a fim de cumprir as novas normas. A empresa precisará se adaptar a entrada USB tipo C.
A empresa reconheceu oficialmente pela primeira vez em um evento do Wall Street Journal, uma medida que ocorre um dia depois que os legisladores da União Europeia votaram para impor um padrão de carregamento comum para todos os smartphones vendidos no bloco a partir de 2024. Falando no evento Tech Live do Journal, Greg Joswiak, chefe de marketing mundial da Apple, disse que a Apple “obviamente terá que cumprir” a decisão da União Europeia, acrescentando que “não teve escolha”.
A partir do iPhone 12, a Apple parou de enviar o carregador juntamente com o aparelho na caixa, fazendo com que os novos consumidores tenham que fazer a compra do smartphone separadamente, com o argumento de que foi um esforço para diminuir a quantidade de lixo eletrônico no planeta. Dessa maneira, apesar de terem a entrada Lightning exclusiva da marca, todos os carregadores já são produzidos com a especificação USB-Power Delivery, o que quer dizer que já são compatíveis com os futuros iPhones USB-C.
Essa mudança também pode beneficiar aqueles que pensam em migrar dos Android’s para o iPhone, visto que a mudança pode permitir que alguns periféricos antes planejados para o Android passem a ser compatíveis com os novos iPhones, e não mais com os modelos mais antigos da marca Apple.