A chamada Li-Fi, tecnologia de internet sem fio, começou a ser testada pela primeira vez em um escritório. A Signify, empresa responsável por parte da iluminação da Philips começou a usar o Li-Fi em Varsóvia, na Polônia.
Através desse tipo de tecnologia, que funciona via luz, é possível distribuir sinal de Internet através de lâmpadas especiais e ainda promete velocidades que podem ser de até 100 vezes mais rápidas que as redes wireless usadas atualmente. Além disso, a tecnologia proporciona uma maior segurança e estabilidade.
Ainda não há uma data para que a tecnologia comece a ser comercializada, porém, os testes já são uma prévia de como irá funcionar. Esta é a primeira vez que as lâmpadas Li-Fi estão sendo utilizadas em um ambiente de trabalho comum.
O Wi-Fi, que comumente usado atualmente, utiliza frequências de rádio, já as luminárias fazem uso das ondas de luz para realizar a conexão com banda larga e assim permitir a transferência de dados entre os aparelhos. Conforme a própria fabricante, a velocidade pode chegar a 30 Mb/s sem qualquer comprometimento com a iluminação.
A tecnologia ainda promete outra vantagens em relação a Wi-Fi tradicional, como maior estabilidade e segurança.
Veja o video da nova tecnologia: