A gestão de estoque é fundamental para manter sua indústria funcionando de forma eficiente e com um crescimento organizado.
Com uma gestão de estoque efetiva é possível controlar tudo que entra e sai da sua indústria, quais os materiais estão sobrando e quais precisam ser repostos.
É sempre bom lembrar que estoque nada mais é do que dinheiro em forma de produtos. Então você precisa cuidar dele como cuida do seu dinheiro.
Então para auxiliá-lo nesta tarefa, aqui estão 8 dicas para melhorar a gestão de estoque da sua indústria, confira:
1. Crie uma rotina de inventários
Para começar a lista de dicas que vai melhorar sua gestão de estoques, vamos falar do inventário de estoque atualizado.
É fundamental que sua indústria mantenha inventários atualizados do estoque.
O objetivo é documentar de fato tudo o que está no estoque, registrar as entradas e saídas e as datas destas movimentações.
O benefício é reduzir perdas e erros no estoque além de criar uma cultura de gestão de estoque organizada.
2. Crie códigos para identificar seus produtos
Para agilizar a identificação de produtos e organizar melhor o seu estoque, a dica é criar códigos para seus produtos e materiais.
Além disso, se possível, organize o seu estoque por categoria de material, assim facilitará encontrar o que sua equipe precisa.
3. Defina o melhor modelo de reposição
A partir desse ponto a dica é escolher o melhor modelo de reposição para o modelo de negócio da sua indústria: reposição contínua ou periódica.
Reposição contínua
Nesse modelo os pedidos são feitos logo no momento no qual o estoque precisa ser reposto.
Reposição periódica
Nesse modelo a reposição é feita por agendamentos periódicos feitos pela empresa.
4. Determine uma quantidade máxima e mínima dos produtos no estoque
É preciso definir uma quantidade mínima e máxima paras os itens do seu estoque, isso porque ambos os limites são importantes para uma boa gestão de estoque (que vai ser refletida em uma melhor saúde financeira, maior produtividade e satisfação dos seus clientes).
O objetivo é ter um estoque equilibrado onde não tenha estoque demais, que resulta em mais custo de armazenamento, capital parado e riscos de perda. Ao mesmo tempo evita a falta de estoque, que pode resultar em paradas da produção e atraso para atender pedidos.
5. Defina processos e rotinas
Processos e rotinas são vitais para uma boa gestão de estoque que previne falhas e problemas.
Por se tratar de uma indústria, o cuidado com o estoque é ainda maior, já que a movimentação de matéria prima e produtos semiacabados é muito maior.
Se essas etapas não forem controladas por processos claros e bem definidos, o estoque logo apresentará problemas.
Então monte processos que protejam sua operação de esquecimento. Assim sua indústria ficará com o estoque atualizado e facilitará sua tomada de decisão, já que será feita a partir de dados confiáveis.
6. Monte uma previsão de pedidos
Quando você conhece o comportamento do seu estoque e controla as entradas e saídas, fica mais fácil montar uma previsão de demanda de cada produto, identificando padrões e assim planejar melhor a compra de cada produto.
Com uma previsão você será mais assertivo na hora de comprar uma quantidade ideal, ou seja, que não comprometa a sua produção por falta do material ou gere custos de excesso de armazenamento.
7. Escolha bem seus fornecedores
Até agora falamos apenas como ter uma boa gestão de estoque melhorando o fator interno da sua indústria, mas há também os fatores externos.
O mais importante deles é o fornecimento da sua indústria. Caso seu fornecedor deixe você na mão pode comprometer toda a operação da sua empresa.
Por isso, procure sempre trabalhar com os fornecedores mais confiáveis, ou seja, que cumpram seus prazos e qualidade combinada.
8. Utilize um software de gestão de estoque
A melhor forma de colocar em prática as dicas deste artigo é utilizando um software de gestão que seja capaz de auxiliar sua indústria a gerenciar o estoque com segurança e precisão.
A vantagem de usar um software assim é que normalmente estas ferramentas possuem diversas validações que automatizam processos e evitam erros humanos.