Nos últimos anos, tem crescido o número de fintechs e bancos digitais que exploram o nicho de produtos financeiros direcionados a crianças e adolescentes. A tendência parece ser um reflexo da digitalização do setor e do amadurecimento das startups financeiras nacionais. Esses avanços, por sinal, têm ganhado cada vez mais relevância no Brasil, já que o país faz parte da tríade com maior adesão aos bancos digitais do mundo, junto dos Emirados Árabes Unidos e da Árabia Saudita.
Entre os benefícios oferecidos por esses novos produtos, estão funções de controle de mesada virtual, cartões de débito, cartões de crédito pré-pagos, ofertas de gift cards, opções de investimentos mais seguros, além de outras ferramentas de gestão financeira para públicos que ainda não atingiram a maioridade. Tudo é controlado e supervisionado de perto pelos pais ou responsáveis legais, com notificações constantes a respeito de cada operação realizada.
Criar conta para menores de 18 anos é possível em alguns bancos digitais, disponíveis para iPhone (iOS) e Android. Aplicativos como C6 Yellow, Inter Kids e nextJoy estão entre as principais opções, e em todas é preciso que um responsável – como o pai, a mãe ou tutor legal – autorize que a conta seja criada. Ainda, algumas plataformas oferecem alguns diferenciais, como investimento em aplicações ou monitoramento das transações feitas pelos filhos via celular. Nas linhas a seguir, confira cinco bancos digitais que têm contas para menores de 18 anos.
Vale lembrar que, nessa modalidade, as funções convencionais encontradas nas contas tradicionais – como aquisição de cartão para compras físicas e online, transações via Pix e pagamentos de assinaturas – podem ser feitas normalmente pela conta do menor.
1. Inter Kids
O Inter Kids é uma vertente do Banco Inter voltada para crianças e adolescentes. O banco oferece cartão de débito Mastercard no nome do menor, em uma conta-corrente sem tarifas e também com possibilidade de investimentos. Dentro do app, é possível investir em renda fixa – como CBDs, LCI, LCA e poupança – além de outros tipos de fundo. Não há disponibilidade de cartão de crédito, pois, segundo a empresa, a lei brasileira permite que apenas pessoas acima de 18 anos ou emancipadas tenham o benefício.
Para abrir uma Conta Kids, é necessário baixar o app Banco Inter na loja de aplicativos e preencher com os dados do responsável e da criança ou adolescente. Nessa etapa, vale ressaltar, que é necessário que o menor tenha RG e CPF para conseguir realizar a abertura. Depois, é necessário enviar selfies do jovem e do responsável, além de fotos dos documentos de ambos. O processo de aprovação será iniciado, e é necessário verificar a confirmação via e-mail.
2. Nubank
Outra instituição que permite a abertura de conta para menores é o Nubank. A faixa etária aceita pelo banco é entre 12 a 17 anos e, diferentemente do Inter, aqui é necessário que o pai ou mãe do adolescente já seja titular de uma conta no banco digital. Isso porque todo o processo de abertura é feito no app do responsável, e as duas contas são vinculadas. Depois de finalizado o pedido, o jovem recebe um e-mail com um link para baixar o aplicativo do Nubank e cadastrar sua conta.
A conta juvenil do Nubank oferece recursos vistos na conta original, como isenção de taxas, movimentações bancárias por Pix, recarga de celular, Caixinhas para investir dinheiro, saque em caixas físicos e cartão de débito físico e virtual.
Para gerar a conta, vá no app e busque pela seção “Descubra mais”. Selecione a opção “Agora seus filhos menores de idade podem ter uma conta do Nubank”. Serão solicitados dados como nome completo do adolescente, CPF, e-mail e data de nascimento. Por fim, leia e aceite o contrato e insira a sua senha de quatro dígitos para confirmar.
3. Mercado Pago
A conta digital do Mercado Pago apresenta uma modalidade de conta para adolescentes entre 13 a 17 anos. Nesse caso, o processo de solicitação pode ser feito pelo próprio jovem, bastando que o pai, mãe ou tutor legal autorize a abertura por e-mail. Sem tarifas e taxas de manutenção, o app permite transações via Pix, rendimento automático a 100% do CDI, cartão de débito, pagamentos por QR Code em lojas e bilheterias de transporte, além da ferramenta para dividir gastos com até 50 pessoas.
No Mercado Pago, porém, menores de 18 anos não podem realizar investimentos ou empréstimos. O adolescente também não consegue usar a conta para comprar itens na categoria Adultos do Mercado Livre, e nem publicar ou vender produtos na plataforma.
Para gerar uma conta no Mercado Pago, o jovem precisa acessar o app da empresa e tocar em “Criar uma conta”. É preciso informar que é menor de idade para que o e-mail do responsável seja solicitado. O adulto receberá a mensagem para autorização da abertura. Depois de aceita, o adolescente recebe um e-mail com a próxima etapa, para inserir o número de telefone e entrar na conta.
É claro que existem outros bancos Digitais que oferecem essa opção, citei apenas os 3 que eu acho mais conhecidos pelo público geral.